terça-feira, 10 de janeiro de 2012

1º Dia - 1º Festival de Bandas de Garagem

Começou ontem (09/01/12) o 1º Festival de Bandas de Garagem de Campos, com 6 bandas se apresentando, no palco do auditório Amaro Prata Tavares do Palácio da Cultura. Foi impressionante a quantidade de pessoas que compareceram, logo no primeiro dia, ao evento. Não esperava mais do que 10 cabeças e o auditório estava lotado com pessoas em pé pelos corredores, além das que permaneceram sentadas garantindo seu lugar. Do lado de fora tinha muita gente também. Impossível que todos estivessem lá dentro ao mesmo tempo.

A organização estava de parabéns. Gostaria muito de parabenizar a prefeitura pela iniciativa, mas juro que não me sinto a vontade para fazer este comentário, visto que nunca se sabe o que se passa na cabeça dos parasitas do governo. Com a grana que a cidade tem (ainda) dos Royalties, um festival de bandas de garagem é "pinto" perto do que é gasto com mega shows (de merda) na Praça São Salvador e no Farol, com bandas de pagode, axé, sertanejo e música evangélica/católica que servem apenas alienar mais ainda a população.

Ver aquela galera ontem (mais de 200 pessoas??) foi algo ímpar no cenário rock de nossa cidade. Um festival desse é de grande importância para formação de novas bandas, incentivo a cultura e a música e de público para a cidade e foi muito bom ver que várias bandas, com estilos diferentes, andam ensaiando e fazendo seus shows por aí.


Infelizmente perdi os 2 primeiros shows de ontem (Origens e Slow Time) e cheguei no início do show da banda Coldest Day. Gostei bastante da apresentação da Coldest Day, que apresentou alguns covers e músicas próprias. O som estava bom e a banda parecia bem entrosada, apesar de não ser o estilo de música que curto. Acredito que tenha sido a melhor banda da noite.



Em seguida, a banda evangélica Nova Identidade se apresentou, com o vocalista esbanjando energia e com 2 guitarristas fazendo altos riffs de peso, chamando a galera a se levantar e curtir o som. Muita gente torceu o nariz pela banda ser evangélica e não assistiu a apresentação. Assisti a metade do show porque também não simpatizo muito com bandas evangélicas, apesar do tempo em que estive presente, não percebi em momento algum a banda querer se engraçar a pregar sua fé no festival e o calor estava demais dentro do auditório, causando certo desconforto. Que a comissão organizadora solicite o conserto do ar condicionado para o dia de hoje, pois lá atrás estava abafado e extremamente quente. Só para concluir, acredito que a banda Nova Identidade tem futuro, mesmo no cenário rocker que tem um pé atrás com a ideologia da banda. A banda apresentou algumas músicas próprias e covers de bandas evangélicas.


Não gostei da banda Korion. Pro estilo de música que a banda leva, técnicas vocais são imprescindíveis. Tenho visto muito em Campos isso acontecer. As pessoas acham que vocal é o de menos. Se você tem um bom baterista, baixista e guitarrista tenha também um(ns) bom(ns) vocalista(s). A banda parecia boa, mas tenho dificuldades em prestar a atenção na banda quando o vocal não casa com o som. Porém, a banda agradou muito o público que vibrava a cada música.


A banda Cliffhanger foi a que mais me identifiquei com o som. Tocaram Iron Maiden, Rush, Dream Theather, Kansas. Foi a banda mais pesada das que vi se apresentarem. Ótima banda, mas eu consideraria ter mais 1 guitarrista. O repertório da apresentação foi muito bom e imagino que numa apresentação maior seja melhor ainda. Só acho que querer cantar Iron Maiden, Rush, etc. é querer dar um passo maior que a perna. A banda tem um grande potencial e pelas influências, fiquei pensando se não teria alguma música própria, mas não apresentaram.

Para fechar, na minha opinião, Coldest Day foi a melhor da noite. Pelo entrosamento, pelo som "redondo", pelo vocal, pelo inglês cantado, pelos covers bem executados e pelas músicas próprias. Merece estar na final, apesar de não fazer meu estilo.


Aos organizadores, caso um dia, venha a acontecer um 2º Festival de Bandas de Garagem, considerem a possibilidade do Trianon. Se todos resolvessem entrar no auditório ontem, ficaria inviável, pelo espaço e pela falta de ar condicionado lá atrás. E ontem foi apenas o primeiro dia, imagine sexta ou sábado como talvez ficará. Mesmo com tanta gente e pouco espaço, acredito que já seja um sucesso o 1º Festival de Bandas de Garagem e que as bandas de rock se apresentem num espaço privilegiado como aquele. Parabéns aos organizadores mais uma vez, parabéns as bandas e ao público que prestigiou o primeiro dia. Daqui a pouco, às 18h, começa o 2º dia do Festival com as bandas Riders Machine, Coxinha Gordurosa, Four Hands, Hope e Evolução da Espécie. Compareçam!

10 comentários:

Unknown disse...

Infelizmente não se pode agradar gregos e troianos.. :/
Tenho certeza que a Korion deu o seu melhor. E eu, como vocalista da banda (o item criticado) tenho certeza que fiz o meu melhor também. Continuo com a mesmo opinião: FOI O MELHOR SHOW QUE NOS JA FIZEMOS. A cada minuto alguém vinha cumprimentar a um de nós apos o show. E o melhor e mais importante: PESSOAS QUE REALMENTE ENTENDEM DE MUSICA vieram nos dar os parabéns e dizer que o show foi EXCELENTE. A energia do público(que como você disse, vibrava a cada musica) foi inesquecível e só fez o show se tornar cada vez melhor. MAAAAS, pra mim o importante é agradar A GRAAANDE maioria e até agora foi a primeira critica negativa que recebi. Sei que tenho muuuuito o que aprender, muito que melhorar e que não estou NEM PERTO de ser a melhor cantora do mundo. Mas, se fosse um festival de bandas PROFISSIONAIS não se chamaria 1º Festival de Bandas de Garagem de Campos! O festival acaba de começar e pode trazer grandes descobertas musicais para Campos e seria importante receber apoio da população e críticas CONSTRUTIVAS. Pelos elogios que recebemos de pessoas MTO IMPORTANTES, o show foi no mínimo BOM. E você com certeza teria pontos positivos para apresentar. Mas você, definitivamente, não entende do ramo. Só tenho a lamentar por isso.

Forte abraço e SUCESSO com o blog!
P.S.: Seria legal que se identificasse..

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
márcio de aquino disse...

A questão do ar condicionado, que não está dando vazão,Dedé explicou que é em virtude da porta que dá acesso ao fundo do palco ter que ficar permanentemente aberta em virtude dos cabos e fios. Quem sabe numa próxima edição, como vc sugeriu, seja utilizado o Trianon.

Arthur Fernandes disse...

Bom, replicando aqui pela banda Cliffhanger, nós agradecemos pelo elogio! Nos esforçamos bastante para fazer um show legal pra galera. Infelizmente algumas questões técnicas como volume da guitarra e do teclado e o jogo de luzes atrapalhou um pouco; acho que foi por esse motivo que você comentou sobre talvez adicionar um segundo guitarrista. Mas isso é desnecessário, pois a maior parte das bandas que nos influenciam e cobrimos no show usam apenas uma guitarra, como: Dream Theater, Rush, Journey, Kansas, Black Sabbath e etc. Apenas o Iron e Savatage são exceções. Então uma segunda guitarra seria de fato redundante e todos da banda concordam com isso. Na Cliff, sempre que tocamos Maiden por exemplo, o teclado faz a segunda guitarra e o som em nada fica comprometido.
Por fim, em relação ao comentário sobre cantar Rush e Iron Maiden ser um passo maior que a perna, não parece acertado pois o vocalista conduziu muito bem as canções e foi elogiadíssimo por todas as outras pessoas presentes; muitos ainda o destacaram com o melhor da banda. A pouco mais de um ano atrás ele nunca havia cantado antes, e hoje em dia consegue cantar muito bem todas as músicas que propomos.
No mais, ainda que seja muito difícil tocar certas músicas, acho que o pensamento de buscar sair de nossa zona de conforto é o que devemos sempre fazer se não, pouco iremos melhorar com o tempo. O próprio Geddy Lee disse uma vez que o álbum Hemispheres, na época de seu lançamento, era mais difícil do que eles podiam tocar com conforto. De todo modo, estamos muito satisfeitos com o show (apesar das questões técnicas que independeram da banda) e com a reação da galera a quem só podemos agradecer pelo apoio! Novamente, obrigado pelo elogio, e que fique registrado que todas as críticas são bem vindas!

Um grande abraço!
Arthur F.

Agitador Cultural disse...

Yhasmin, concordo que não me aprofundei em construir uma crítica melhor para a Korion. Muito menos dei sugestões de melhoria. Só assisti a primeira música de vocês e não gostei. Fui lá pra fora.

Não sou porta voz do underground campista nem muito menos grande entendedor e senhor da verdade de nada.

O m4iscultur4 é apenas um blog. Nem divulgo ele para meus amigos e a ideia de não me identificar é justamente poder criticar e elogiar as coisas que acontecem pela nossa cidade, sem rabo preso com ninguém. Detesto ter rabo preso com os outros e fingir que gostei de um show, só pra não ficar mal com ninguém.

Yhasmin, você tem presença de palco e sabe conduzir o show. Apenas acho que pode ser melhor. E não tome como elogio, pois nem te conheço. Porque se eu achasse que você não tem presença de palco e não soubesse conduzir um show, eu também falaria.

Arthur, obrigado por pontuar as críticas e rebatê-las também. Quero poder assistir um show inteiro da banda posteriormente.

Unknown disse...

Se você só assistiu/ouviu a primeira musica não tem conhecimento suficiente pra criticar um show inteiro, podendo até gerar marketing negativo para a Korion, banda que você NEM CONHECE. Como quer criticar uma coisa que NAO VIU?! E sobre nao se identificar: não ficaria com o "rabo preso". Só seria mais honesto e verdadeiro com as pessoas, falar o que pensa nao significa ter rabo preso. Só nao seja tão amador ao ponto de comentar coisas que estejam fora do seu conhecimento.

Rodrigo M. disse...

Quando algo é ruim, basta uma mordida. Banda então, meia musica já é suficiente!

Unknown disse...

Desculpa Rodrigo, mas nao estava me dirigindo a vc. E se estendesse do assunto saberia a grande besteira que ta falando. Ah, cansei disso

Skeld Grayhorse disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Skeld Grayhorse disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.