quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Literatura e Carnaval
O Salgueiro mais uma vez me surpreende. Nunca tive essa de ter escola de samba, como se fosse time de futebol, nem faço coro a torcidas histéricas de ambas instituições. Mas venho criando cada vez mais simpatia por esta escola. Ano passado com a composição "Tambor", já fui para a Sapucaí sabendo que o Salgueiro ganharia apenas pelo samba enredo. Lógico que o desfile faz toda a diferença na apresentação das escolas... mas o samba é o samba.
Ouvindo agora o samba enredo da escola de 2010, vejo que não perderam a mão no samba e escolheram o livro e a literatura como tema do samba enredo a ser apresentado na Sapucaí. E a bateria continua impecável e empolgante.
No site do Salgueiro, na sinopse do samba enredo, um belo texto sobre literatura e a história dos livros. E começando com uma citação de Borges:
"Dos diversos instrumentos do homem,
o mais assombroso é, sem dúvida, o livro.
Os demais são extensão do seu corpo...
mas o livro é outra coisa, o livro é uma extensão
da memória e da imaginação"
(Jorge Luís Borges)
Não sei qual a relação da escola com aquelas que fazem sambas pagos, comprados. Mas sem dúvida os dois últimos sambas foram geniais: "Tambor" e deste ano "História Sem Fim". Ver o samba, como extenção da música e da arte, conectado a literatura faz com que o samba não caia no precipício de outros estilos musicais.
"(...) Adentramos o portal da fantasia. Aqui, a imaginação é a máquina veloz que nos leva a qualquer tempo, a qualquer lugar! Vamos botar o mundo de pernas pro ar em busca da trilha dos contos fantásticos e lá encontrar a cidade dos sonhos, o país das maravilhas, o universo das fábulas inesquecíveis (...)".
"(...) Aqui começa nossa viagem pelo mundo da aventura e do suspense, com personagens e ações se sucedendo num ritmo alucinante para desvendar o intrigante enigma, encontrar o caminho para outras dimensões onde habitam monstros, bruxos e seres sobrenaturais transportados de tempos e espaços imaginários, guiados por engenhosas palavras que nos fazem prender a respiração e, num só fôlego, acompanhar todo o mistério que envolve a trama do primeiro ao último instante, conduzidos por pistas falsas, ciladas, tramas cruzadas, perigos, vilões acuados, quebra-cabeças de peças incompletas, fragmentos que aguçam a curiosidade num ritmo cada vez mais frenético, até que surge... ufa!
A reviravolta.
O desfecho.
A revelação.
'Como é que não pensei nisso antes?' A verdade estava diante dos nossos olhos...
... que avançam no tempo e leem um futuro escrito pelas tintas da incerteza (...)".
O texto na íntegra vale apena ser lido no site do Salgueiro.
Encontrei esse vídeo do ensaio técnico da escola que também merece ser visto. Pra quem nunca foi à Avenida do Samba, dá pra se ter uma leve ideia da energia do desfile, do rufar da bateria e da empolgação que são estes 50 minutos que a escola se apresenta.
Letra: Histórias Sem Fim
Sonhei... no infinito das histórias
Iluminando a memória, me encantei
Brilhou... realidade e fantasia
Como nunca imaginei
Na arte do saber um novo amanhecer
Divina criação, primeira impressão
O livro sagrado da vida
Virtude pra eternidade
A leitura estimulando
A mente da humanidade
Eu viajei nessa magia
De alma e coração
Na fonte da sabedoria
Busquei a minha inspiração
Páginas descrevendo pensamentos
Clássicos, ideais e sentimentos
Romances... adventuras
Quanta riqueza na nossa literatura
O faz de conta inocente da criança
Ficou guardado na lembrança
Mistérios... suspense... emoção
É o hábito de ler, folheando com prazer
Muito além de uma visão
Mensagens de esperança
Clareando a imaginação
Uma história de amor
Sem ponto final
"academia do samba" é salgueiro
No "livro do meu carnaval"
Para apenas ouvir o samba:
É isso. Bom Carnaval e "Salve o Mestre do Salgueiro!".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Já que vc está empolgado pelo Salgueiro, vista a camisa vermelha e branca, e faça como eu, vire salgueirense. O Salgueiro é uma escola que ainda guarda um certo resquício dos antigos desfiles, e sempre traz sambas empolgantes. Vc disse que no ano passado já previa a vitória do Salgueiro só pelo samba-enredo. Me lembrei daquele desfile em que a escola trouxe um samba dos mais arrebatadores dos últimos anos, aquele do refrão: "Explode coração na maior felicidade...". Com cinco minutos de desfile eu comentei: "O Salgueiro já ganhou", e não deu outra.
Quanto a virar salgueirense, não sei ainda. Apesar de ser uma coisa bem diferente do que geralmente somos em relação a time de futebol, sempre influenciados desde cedo, cabe ainda avaliar esse investimento... no sentido mais psicanalítico da palavra. Mas é de fato uma escola séria e empolgante pelos últimos sambas que venho acompanhando...e com certeza a torcida será pelo Salgueiro na avenida.
Outra escola que escolheu a literatura como tema foi a União da Ilha, falando sobre Dom Quixote. Vale conferir.
Postar um comentário