terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Woodstock Brasileiro


Procurando a gente acha. O orkut ainda é uma boa ferramenta para travar discussões, aprender coisas novas, debater, discordar, seguir links, fazer amigos. É na verdade uma grande rede em que as pessoas podem participar de comunidades/fóruns de acordo com o interesse de cada um.

Lógico que nem todo mundo que entra em comunidades participa das mesmas. Às vezes serve apenas para "dizer" que temos interesse em tal assunto. Alguns preferem os velhos "groups" da internet por ser mais simples, mais "textual" e sem firulas. As comunidades do orkut são, de fato, uma versão mais pop dos "groups", mas nem por isso inferiores. Uma boa comunidade se faz com moderadores e membros inteligentes e ativos.

Fazia tempo que não entrava na comunidade "Contracultura" do orkut. É uma das poucas comunidades que vale apena dar uma olhada pelos tópicos. Hoje, buscando alguma novidade para este blog achei essa pérola da contracultura brasileira que nunca tinha ouvido falar: O Festival de Águas Claras, que inclusive está virando documentário.



O Festival teve 4 versões: 1975, 1981, 1983 e 1984. Imagina um festival de 3 dias numa fazenda no interior de São Paulo, com músicos e bandas como Moraes Moreira, Mutantes, Walter Franco, Jorge Mautner, Gilberto Gil, Hermeto Pascoal, dentre outros e Raul Seixas?


Pelos nomes de peso deu pra ter uma ideia da coisa. Na época o Festival foi divulgado pela mídia como uma "grande Quermese". Confiram mais fotos no blog do Festival e o vídeo abaixo.



Não conheço nenhum outro festival pós década de 90 que tenha chegado aos pés disso aí. Um festival desse porte não é só música. É contracultura. É um somatório de atitude, ideias, música, arte e política. Coisa que anda faltando por aí. Rock in Rio III, por exemplo, não teve mais nada disso. E por aí vai. Em Campos, alguns anos atrás, tivemos algo grande e que acabou: O Festival de Blues. Principalmente aquele que aconteceu em Lagoa de Cima. O SESC promove sempre algumas bandas de blues para dar uma energia às cabeças pensantes da região, mas nada perto de um evento como eram os Festivais de Blues superfaturados de antigamente. Aqui perto, na Região dos Lagos, todo ano acontece o Festival Rock Humanitário, que é um evento independente e trás bandas de todo cenário nacional. A única diferença é que é um evento de música pesada. Talvez seja mesmo hora dos blogs tomarem a frente de algumas festinhas ou shows para movimentarmos algo mesmo por aqui.

Um comentário:

márcio de aquino disse...

Boa dica de comunidade no orkut. O festival de Águas Claras foi o que de mais perto se chegou no Brasil dos antigos festivais de rock que rolavam pelo mundo nos anos 60 e 70. Algumas tentativas anteriores fracassaram por conta da repressão na época da ditadura, quando as autoridades locais proibiam qualquer manifestação que lembrasse a palavra liberdade, a havia uma grande perseguição contra os hippies, que era o público majoritário nesses eventos. Cheguei até a assistir duas edições do Águas Claras direto pela televisão, no caso, a Bandeirantes. Bons tempos.