terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

4 dias para o Carnaval


Faltam apenas 4 dias para a maior festa do samba do Brasil. Lógico que estou me referindo ao tradicional Carnaval do Rio de Janeiro e não de Farol de São Tomé, São João da Barra, Grussaí, Espírito Santo ou Bahia. Nada de trios elétricos, abadás, confusão, axé ou funk. Apenas sambas de bambas, marchinhas e blocos de rua.

A lista de blocos é imensa. Segundo os sites, mais de 400 blocos estão confirmados em todo Rio de Janeiro. Estive no Rio há duas semanas em alguns blocos, mais especificamente no bloco dos jornalistas: Imprensa que eu gamo. Ficamos na concentração durante umas 2 horas sob forte calor e só mesmo muita cerveja pra "hidratar".

A Antártica estava com forte propaganda neste bloco, com todos os isopores dos ambulantes estampando sua propaganda. Cerveja sendo vendida a R$2,00. Excelente. Além da propaganda declarada, a Antártica junto a Prefeitura do Rio, colocaram vários avisos, alguns do tamanho de outdoors, de uma campanha contra o xixi nas calçadas e ruas. É a primeira vez que vejo isso no Rio. Árvores e arbustos tinham fitas em volta pedindo para "segurar" o xixi, até o banheiro mais próximo. Os banheiros estavam super limpos e a cada 10 metros tinham alguns deles.

Ótima forma de conscientizar os foliões e não deixar aquele odor nada agradável depois para os moradores do bairro. Mas a campanha não vai apenas na mão da educação. A repressão policial pelo que li em alguns jornais ontem está marcando presença. Em um dos blocos do último fim de semana, mais de 20 pessoas foram presas urinando na rua. E tiveram que pagar fiança, algo em torno de 100 reais para saírem.

Não sei se neste bloco citado acima tinha banheiros químicos suficientes. Pra quem bebe cerveja durante todos os blocos é difícil de segurar quando vem a vontade. Com a campanha no bloco Imprensa que eu Gamo, mesmo estando apertado não tive coragem hora nenhuma de ir a algum canto urinar. Segurei todas as horas até chegar a um banheiro.

Sábado de manhã tem o maior bloco do Rio, o Bola Preta, na Cinelândia. Quero ver como a Prefeitura vai se virar com mais de 500 mil pessoas querendo urinar. Mas a campanha estava muito boa e deve continuar. Prova de que campanha bem feita, educativa, funciona.

Segue alguns blocos que vão sair nesse carnaval no Rio: Rola Preguiçosa, Vem Ni Mim Que eu Sou Facinha, Azeitona Sem Caroço, Empurra que Pega, Simpatia é Quase Amor, Que Merda é Essa?, Só o Cume Interessa, Katuca que ela Pula, dentre outros...

A programação completa por bairros pode ser encontrada aqui.

Nenhum comentário: