terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Das Antigas: Excalibur (1983)

Estava esses dias brincando no Google Images, e me deparei com algo inusitado que até então não conhecia. Uma foto de Betinho Assad com a banda Excalibur. Banda esta que também nunca ouvira falar. Achei que no início dos anos 80 a única "dinossaura" a existir era a Lúcia Lúficer do grande avyador Luiz Ribeiro.

Além de Betinho com cara de garoto, Sérvulo e Meméia, de conhecidos. Os outros não conheço. Segundo o site, a formação da banda é de 1983. Muito bom achar material assim dos tempos remotos da história do Rock 'n Roll de Campos dos Goytacazes. Pena isso não ser melhor preservado. Fora algumas coisas esquisitas sobre a banda, a descoberta foi interessante.


Formação da Excalibur:

Ronald "Roninho" Magalhães - Vocals
Robert "Betinho" Daughty Assad - Guitars (Blues Band Vidro)
Rodrigo Magalhães - Guitars
Sérvulo Sotto - Bass (Kalevala (Bra) , Noisemaker , Paranoia , Avyadores do Brazyl)
Nelsinho Meméia - Drums (Blues Band Vidro , Avyadores do Brazyl)

Segue o release da banda:

"EXCALIBUR foi uma desconhecida banda dos anos 80! Eles são de Campos, próximo ao Rio (houve uma outra banda com o mesmo nome de BH que foi um pouco mais conhecida), mas graças a gravadora "Dies Irae" o antigo material deles foi lançado em um simpático LP. A banda foi formada em 1983 pelo guitarrista inglês Robert "Betinho" Daughty Assad. Ele morava com seu pai no Brasil. Antes disto, assistiu vários shows de Metal na Inglaterra e planejou tocar este tipo de música no Brasil. No entanto, este estilo era completamente desconhecido no país nesta época! Então ele teve problemas em encontrar músicos, chegou mesmo a tocar com pessoas que não eram da cena rocker! Gravaram uma demo em 1984 a qual um dia veio à tona. A música é o típico Metal dos anos 80, cujo, mais tarde, foi nomeado de NWOBHM. Betinho foi com estas gravações para a Inglaterra para tentar um contrato, mas a "Ebony records" que trabalhava com este estilo de música não gostou das letras em português. As pessoas disseram "volte para a floresta!" A banda se separou em 1985 e o baixista Servulo Sotto, mais tarde formou o KALEVALA!"

Quer dizer que "Robert" é inglês? Será que ele sabe disso? Alguém tem que avisar! rs

Achei interessante também a questão do vinil e, lógico, o "volte para a floresta!". Não sabia da existência desse LP. Ainda não achei nenhum mp3. Na verdade nem procurei ainda, mas se alguém souber de algum endereço deixe aí nos recados, que divulgo depois. Outra questão foi: quem "postou" as fotos e as informações? Pelo que descobri, é alguém que contribui bastante com o site metal-archives. Desde 2003 "cadastra" bandas lá. Dentre as cadastradas está também a Kalevala, que pude assisir a um show deles no Teatro de Bolso, talvez em 1995 ou 1996 - provavelmente um dos últimos shows.

No site, tem mais uma banda que nunca ouvi falar e também não conheço, Noisemaker, formada em 1987, com Sérvulo Sotto (baixo), André Schwartz (vocal, guitarra) e Felipe H.S. (bateria).


Noisemaker

O único membro em comum das três bandas (Excalibur, Kalevala e Noisemaker) é o Sérvulo. Grande baixista, que hoje e há muito tempo toca na Avyadores do Brazyl.

Links do metal-archive:
Excalibur: aqui e aqui.
Kalevala: aqui.
Noisemaker: aqui.

3 comentários:

Clamores Vorazes Web Zine disse...

Através de seu post compartilhei com o Grupo Bangers das Antigas de Campos e instantaneamente recebi um grande presente do Gustavo Alves , o link com o som da Excalibur.
Agradeço pelas suas informçaões e imagens postadas e retribuo com o endereço para download.
Forte abraço !

http://www.mediafire.com/?ildczgyjn4e

Agitador Cultural disse...

Obrigado por compartilhar. É sempre bom resgatar um pouco dessas histórias dos porões do underground campista.

Unknown disse...

Amigo, teria como disponibilizar esse link do Excalibur novamente?