sábado, 14 de fevereiro de 2009

Dica de vinho


Indico este vinho chileno por ser muito bom e barato. Da última vez que comprei, custava não mais que R$ 22,00. Vinho Chileno. No rótulo, como na foto, tem uma bicicleta e podem ser encontrados nas seguintes uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Riesling e Carmenère. Eu prefiro sempre a Cabernet Sauvignon. O Reserva também é muito bom e custa mais um pouco, uns R$ 38,00, nas mesmas uvas e mais Syrah, Merlot, Chardonnay e Gwewurztraminer.

Um comentário:

Unknown disse...

O que questiono sempre é a relação custo-benefício dos vinhos nacionais.
Temos bons vinhos (não muitos), mas com o terroir que temos no Sul do país e com os profissionais que formamos e importamos, poderíamos produzir excelentes vinhos com preços acessíveis aos brasileiros.
Mas, mais uma vez, o que nos estagna são os impostos exorbitantes, que fazem do nosso vinho um produto caro e elitizado, inacessível à maioria da população.
Além disto, o mercado nacional dá lugar às importações, já que, para o apreciador, torna-se desvantagem pagar por um vinho médio o mesmo valor que poderia pagar por um bom vinho, cuidadoso e honesto.
Um bom exemplo é o "Lote 43", da popular vinícola Miolo. Um vinho de boa qualidade, custa em média 80 reais.
Vou fazer uma comparação com um vinho que conheço, pois teríamos uma infinidade para comparar: por que esconher aquele em detrimento do "Cousiño Macul - Antiguas Reservas", um excelente chileno, da uva Cabernet, que vale em média 50 reais, dependendo da safra?
Nesta farra das taxas, o produtor não se posiciona e quem paga - e caro - é o brasileiro.
Bom... que venha o inverno!