terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Frustrações Facebookianas

Tem se tornado cada vez mais frequente o mal estar produzido pela rede social Facebook. Pessoas excluindo Perfis ou Amigos ou dizendo que já não aguentam mais ler tanta baboseira. Isso porque sabiamente (acredito eu) não existe o botão "Não curti". Se do jeito que está complicado, imagina se você dá um "não curti" no que seu amigo, cheio de opiniões pessoais, escreve.

O pior também nem é quando você não concorda e não curti o que o/a infeliz escreve. O pior é quando você escreve algo sensato e o/a idiota não concorda simplesmente porque não gosta ou não acha bonito, porque foge ao que culturalmente a pessoa foi criada a acreditar.

A rede social Facebook tinha tudo pra ser genial. Ainda é em alguns aspectos, mas está se perdendo cada vez mais. Além de concentrar pessoas que você tenha interesse em ter por perto para compartilhar fotos e informações, é possível recomendar sites, artigos, matérias e outras dicas mais, que você acredita serem interessantes de serem compartilhadas.

Poucas pessoas levam esta ferramenta a sério e no lugar de coisas interessantes, postam que estão indo dormir, porque o dia foi muito cansativo ou que a chuvinha que está caindo está boa pra ficar em casa. E tem gente que ganha pelo menos uns 15 "Curti" porque deu bom dia aos "Face friends". Tem também aqueles começam seus posts sempre assim: "Bom dia pra você que acordou agora e perdeu a hora de ir trabalhar...." ou "boa noite pra você que trabalhou de 8h às 19h e ainda chegou atrasado na faculdade"... Bom dia, é o caraleo!

Existe uma máxima que é atribuida a Platão que "curto" muito, que diz: "Pessoas inteligentes falam de idéias, pessoas comuns de coisas e pessoas medíocres falam de pessoas". Baseado nisso dá pra ver quantos "Face Friends" inteligentes você tem. A maioria sem dúvida fala de coisas: do tempo, do trânsito, de futebol (muitos, né?), da novela, do programa de auditório que é muito bom, da atuação da atriz global no último espisódio da novela, etc. Raríssimos são os que se atrevem a fazer comentários no campo das ideias. E tem aqueles religiosos que acham que vão converter os outros e lançam convites a todos para a Adoração ou Vigília que terá naquela igreja lá no Parque Calabouço ou na Cidade Luz. Faça me o favor...

Esses dias uma pessoa conhecida fez um comentário numa postagem e depois apagou. Quando perguntei o porquê da pessoa ter apagado, ela disse que achou melhor para que não fosse interpretada mal, pois ali as coisas são interpretadas a ferro e fogo. Mas é verdade. Pessoas que não tem capacidade de retrucar um argumento com outra ideia, acabam sempre caindo no deboche e abraçam a opinião de senso comum. E quem vive de senso comum se sente em casa no Facebook.

Existe também a opção de ignorar o seu amigo do Facebook, simplesmente não deixando que ele veja nada que você posta como texto ou fotos. Isso facilita e vida dele e a sua. Existe também a opção "Não assinar" que você para de receber qualquer besteira que ele/ela venha a escrever. Pena que não dê para filtrar, pois se algo de interessante for postado você fica por fora mesmo. E tem gente que a cada 20 postagens, apenas 1 presta e é útil. Triste é ter que lidar com as outras 19.

O Facebook se tornou um lugar pior. No Orkut não tínhamos que lidar com o que as pessoas pensavam. Você tinha ali uma agenda com fotos de todos os seus amigos e apenas trocava mensagens, que no início todos podiam ler, mas ninguém expressava sua opinião medíocre todos os dias. O Orkut tinha um ponto positivo que eram as Comunidades. As pessoas que tinham experiência em algum assunto ou que queriam aprender sobre algo específico, podiam se juntar a pessoas com o mesmo interesse. Enfim, o Orkut morreu e os fórums/comunidades se esvaziaram também. Vamos ver até onde você ou o Facebook aguentam.

2 comentários:

Israel disse...

A favelização do Facebook era inevitável, assim como ocorreu com o Orkut. Na minha opinião, o grande lance do Facebook é funcionar como um blog pessoal que te permite integrar fotos, notícias, dicas, vídeos, etc. Como a estrutura é de rede social, os acessos são frequentes, por todos que estão conectados, diferentemente dos blogs tradicionais. A sua timeline passa a ser um blog misto atualizável. Aí o grande lance se torna o nosso tormento: a mediocridade das pessoas que nos cercam. Meu esporte favorito ultimamente é 'unsubscribe'!

Agitador Cultural disse...

É verdade. Tenho vários candidatos à unsubscribe também, mas ainda não o fiz por achar que posso perder algo de importante no emaranhado de besteiras que postam.

O Facebook tem feito uma série de mudanças nas últimas semanas. Talvez para evitar um possível fim trágico ou até que alguém apareça com uma rede social mais "clean", que na minha opinião, ainda não é o caso do Google +.