Todos os anos, governos de todo o mundo se empenham em criar medidas para reduzir o consumo de tabaco e dificultar cada vez mais a vida das empresas que vendem o produto, aumentando impostos, proibindo propagandas, etc.
Enquanto é possível sempre se ver nos restaurantes, hotéis e estabelecimentos coletivos em capitais adesivos e lembretes reforçando a Lei Antifumo em locais fechados, Campos continua na contramão do respeito a lei e dos não fumantes. O restaurante Piccadilly, por exemplo, tem uma área de fumantes, o que é proibido por lei. Pior que a arrogância do dono em oficializar este tipo de coisa é a arrogância e falta de respeito dos fumantes em espalhar a fumaça.
Não levanto nenhuma bandeira moralista e acho que cada um faz o que quer de sua vida, o problema é quando perde-se o limite e começa-se a invadir a liberdade alheia de não querer curtir numa boa a fedida fumaça cancerígena.
Se todos os fumantes tivessem o bom senso de não incomodar o próximo (o que é raríssimo ou quase impossível), nem precisaríamos ter estas leis e poderíamos contar com a camaradagem da boa vizinhança sempre. Como isso não existe, deve-se ter leis que restrinjam o fumo em ambientes coletivos para preservar os não fumantes.
Assim como a Lei Seca tem chegado à Campos, espero que em muito breve sejam feitas fiscalizações mais rigorosas com direito a multas salgadas para os estabelecimentos que insistem em não cumprir a lei.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário