segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Vegan

Sem dúvida, um dos melhores vídeos que já vi sobre veganismo. Todos deveriam ter acesso a este tipo de informação e graças a internet isso é possível. Só não vê, quem não quer.

Vegan, A Life Connected.



4 comentários:

Phill Bega disse...

A cada ano a escolha vegana salva o mundo de alguma forma...blábláblá..
Não nos esqueçamos que antes de qualquer escolha que tomamos, somos seres humanos, indiferentes a desgraça alheia que nos rodeia, poluidores através de nosso consumismo (não só de carne) compulsivo e avanço tecnológico desenfreado...
Acho ridículo considerar que, pelo fato de não se comer carne, nos abstemos de todas as atrocidades cometidas cotidianamente..
Concordo com várias idéias colocadas pelo locutor, entre elas os males causados pelas indústrias de abate em massa...porém culpar os consumidores por isso é o mesmo que dizer que os usuários sustentam o tráfico de drogas e consequentemente a violência urbana. Prático, elucidativo porém deveras ingênuo..

Agitador Cultural disse...

Desculpe, mas a comparação foi infeliz. Os usuários de drogas não botam fuzis ou metralhadoras nas mãos dos traficantes. Eles compram a droga, usam e não agridem o meio-ambiente. O que o traficante vai fazer com o dinheiro depois são outros 500.

Quando você vai ao açougue, você sustena este comércio. O açougueiro vai comprar carnes todo dia porque as pessoas acham que a carne é a única forma de alimentação. O matadouro vai matar muito mais animais porque a demanda do açougue e do supermercado cresce, porque alguém consome! Mais pecuaristas vão aumentar suas criações. Mais bois, porcos, frangos para poluir o meio-ambiente, contribuir com o desmatamento de florestas e mais uns 15 argumentos que estão em todos os filmes sobre vegetarianismo, meio-ambiente e sustentabilidade. Então, de fato, o consumidor contribui e financia diretamente esta indústria.

Informações servem para que possamos refletir e mudar nossos hábitos se eles possam estar de fato equivocados.

Não estou dizendo que todas as pessoas deveriam ser vegetarianas, mas se consumissem menos carne já estariam fazendo alguma coisa. Essa é basicamente a ideia do filme.

Phill Bega disse...

Não vejo o porquê da infelicidade da comparação... as plantações de maconha ou cocaína se encontram geralmente em áreas de desmatamento o que degrada o ambiente de qualquer forma, o consumo de drogas "supostamente" financia tais atividades, dentre outras... só quis apontar o fato de que existem outras questões envolvidas nas entrelinhas de todo esse discurso bonito. Mas não é disso que se trata... Nós consumimos uma série de produtos, incluindo cosméticos, que são de origem animal.. Existem alternativas? sim, porém mais caras e inacessíveis (cosméticos feito com algas. coisa e tal)..As indústrias que financiam tais alternativas visam o capital acima de qualquer filosofia seja ela vegana ou não..
Mas a minha maior crítica é a utilização desse conceito de "redenção" no sentido de que um vegano pode deixar o chuveiro ligado 365 dias por ano, o que faria menos mal ao ambiente do que o consumo de carne. Me parece mais um discurso próximo ao religioso... Não vejo dessa forma...qualquer produto de consumo implica em degradação de meio ambiente, pois faz parte de um sistema que visa o capital em primeiro lugar.. ou vc acha que o computador em que vc está postando e a cadeira onde vc está sentado agora veio de uma empresa que está "muito aí" para as causas ambientais??
Ah, não concordo com o fato de vc achar que as pessoas só vejam na carne, a única fonte de alimento... aí já entra uma questão cultural.. quando se fala em culinária brasileira, logo nos vem a mente churrasco e feijoada..
Enfim, informações realmente são deflagradoras de reflexão, mas também são passíveis de divergência..
Respeito o seu ponto de vista, mas não acho que a culpa das mazelas da humanidade deva ser colocada nos ombros de quem compra e ingere carne..

Agitador Cultural disse...

Muitos dos produtos que consumimos hoje tem origem animal. Nos sites de ativistas ambientais ou vegetarianos você pode encontrar uma lista de produtos que são de origem animal e outra que não são. A maioria desses produtos não são tão mais caros quanto você pensa e muito menos inacessíveis. Nos supermercados em Campos você encontra uma série de produtos que não são de origem animal. Cabe a cada um fazer sua escolha na hora de consumir. Você consome se quiser, ou seja, financia este tipo de atividade se quiser... Da mesma forma que você hoje escolhe se quer levar 90 sacolas plásticas ao sair do supermercado ou levar 10 ou nenhuma. Opções existem e a informação está aí... agora não é porque um móvel que está na minha casa há alguns anos que talvez seja proveniente de um desmatamento que vou cruzar os braços para tudo e achar que nada pode ser feito.