terça-feira, 14 de dezembro de 2010

The Big Four


Quase 2 semanas de download hoje finalmente terminou de baixar o show do The Big Four (8GB). Não tenho deixado o computador virando noites devido ao excesso de calor que tem feito nos últimos dias, por isso também da demora. O show conta com Anthrax, Megadeth, Slayer e Metallica, bandas que fizeram a história do thrash-metal no mundo.

Ainda não vi no DVD todo, apenas dei uma olhada por alto, aliás estou fazendo isso enquanto escrevo. O fato do Metallica ficar por último demonstra claramente um maior marketing da banda no DVD - o estilo da filmagem, o show à noite e a evidente empolgação do público. O Metallica tem seu peso na história do som pesado, mas isso já ficou pra trás há muito tempo e a banda hoje não tem mais esse respeito.

No universo da música pesada, Slayer e Megadeth tem total superioridade no estilo e ambas as bandas se mantém fiés no estilo. São quatro bandas de peso, mas as outras três não demonstram a empolgação que o Metallica causa neste show. Isso além de não me motivar muito em adquirir o DVD original, me leva a considerar o caráter marketeiro por trás de um encontro como esse e me leva a questionar o quanto vale ir ao Rock in Rio ver a banda.

Ver esse novo baixista tocando no lugar de Jason e fazendo caretas no palco para aparecer é deprimente. Outra coisa que me faz pensar é tentar imaginar como Dave Mustaine divide o mesmo palco com Kirk Hammet e sua trupe depois de toda história de troca de farpas entre as bandas.

Mesmo com essas questões ver James Hetfield convocando Megadeth e Anthrax para se juntarem ao mesmo palco é algo de outro planeta. Mustaine abraçando Kirk Hammet? Como assim? Mustaine lado a lado com James Hetfield? Se você como eu ainda não tinha visto essa cena, veja! Por mais que o underground já tenha visto outras vezes cenas parecidas envolvendo boas quantias de dinheiro em retornos históricos de bandas e músicos brigados, a cena é impressionante.

Circula na internet boatos sobre a vinda do The Big Four à América Latina na mesma época em que o Metallica tocará no Rio. Por mais que existam, talvez, interesses escusos a este encontro um show do The Big Four no Rio seria literalmente de cortar os pulsos. O público por estas bandas não é nada comportado como o Europeu ou Americano. De fato, por aqui, não veríamos a platéia se comportando como num show do Engenheiros do Hawaii. Ah, e na minha concepção do Big Four, Metallica nunca deveria fechar o show, e sim tocar antes do Megadeth e deixar o Slayer, obviamente, por último. Enfim, vale o download.

Nenhum comentário: