sexta-feira, 22 de outubro de 2010

2 anos de blog


O blog m4iscultur4 completou no último dia 19 de setembro dois anos! A data passou batida inclusive por mim, já que tenho contribuído pouco por aqui. No dia 19 de setembro de 2008, resolvi criar o m4iscultur4 com o objetivo de falar sobre as coisas que gosto - cultura, literatura, filmes, política e rock n' roll. Este não foi o meu primeiro blog. Já participei inclusive de outras formas na internet, antes da existência dos blogs, pelo viés do Do it yourself! da internet.

O título de meu primeiro post foi: "Mais cultura pra quem?" e a resposta curta e grossa foi: "Pra mim, é claro!". A ideia original era simplesmente escrever (e continua sendo), expor tudo que eu penso, sem censura, do que observo no campo da cultura em nossa pacata Campos dos Goytacazes. Campos tem pessoas com alto nível cultural, muitas delas boas bebedoras de cerveja, que frequentam sempre os mesmos locais. Sempre vemos as mesmas caras nos eventos no SESC, nos sambinhas e shows de rock e blues. Se fosse alguns anos atrás, poderia dizer das pessoas que frequentam o Terapias - falecido bar que tem que estar de portas fechadas antes das 23h para não incomodar os vizinhos. O Terapias era de fato o reduto da contracultura campista.

Enfim, a ideia do blog era poder criticar toda cena alternativa, rockeira, cultural, teatral que nossa cidade tem. Essa cena é minúscula, muito pouca, pra quem não é daqui, mas ela existe. O objetivo de escolher um avatar e tornar o blog anônimo veio do simples fato de não querer fazer um blog para "fingir" que gosto do que meus amigos ou conhecidos fazem. Se não gostei, aqui é pra falar. O grande problema em se identificar ao meu ver é ter que pisar em ovos quando se quer criticar algo para não ofender as pessoas. Mas que fique claro, as críticas são culturais e não pessoais.

Há duas semanas atrás instalei este contador que vocês podem ver ao lado direito. Conta-se hoje com 2.394 visitas! Este número supera minhas expectativas de um blog anônimo, onde praticamente não se vê interação entre "escritor" e "leitores", com "zero" comentários em 95% dos posts! O m4iscultur4 foi criado intencionalmente assim, com números 4 no lugar de "A"s, para dificultar mesmo o acesso e sua proliferação. Como disse no primeiro post era um blog para ser lido apenas por mim, mas vejo que outras pessoas acabam passando por aqui e dando uma espiada no que o Agitador pensa. O blog recebe uma média de 40 a 60 visitas diárias. Espero que continuem visitando!

Tenho postado pouco diante do pouco tempo que ando tendo. Quando o blog foi criado, tinha muito mais tempo para me dedicar e passava, como cantado por Raul, "sete dias úteis, traçando nove dias fúteis, fazendo planos de papel...". O blog tem sido uma forma de compartilhar de alguma forma com a grande rede de informações e observações sobre cultura e contracultura e incentivar que haja, principalmente em Campos, pessoas que contribuam com críticas, ideias e informações sobre a cidade e sobre a cultura geral, baseado em suas vivências, ideias ou formações profissionais. Blogs de cultura, feito por pessoas que curtem cultura, são muito mais interessantes do que cadernos suplementares de nossos jornais da cidade.

Espero que este blog viva por mais dois anos e que outros apareçam, contribuindo para uma maior e melhor proliferação de blogs da região!

2 comentários:

márcio de aquino disse...

Parabéns ao m4is cultur4! Falar de cultura alternativa é sempre gratificante para quem vive e curte esse segmento, e antes de qualquer coisa algo necessário, já que como vc falou, a imprensa oficial não abre espaço para divulgar shows e eventos ligados ao rock local. A Folha da Manhã, por exemplo, abriga uma rede de blogueiros, porém nenhum abrange bandas locais e nem divulgam shows. Por isso blogs como o m4is cultur4 são importantes, e servem como um canal para se divulgar e discutir cultura alternativa.

agitadorcultural disse...

Obrigado, Márcio. Na verdade, blogs como os nossos servem para divulgar e discutir cultura alternativa!