sábado, 27 de fevereiro de 2010
Velhas Virgens hoje à noite
Agora com um pouco mais de Blues e Rock 'n Roll:
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Woodstock Brasileiro
Procurando a gente acha. O orkut ainda é uma boa ferramenta para travar discussões, aprender coisas novas, debater, discordar, seguir links, fazer amigos. É na verdade uma grande rede em que as pessoas podem participar de comunidades/fóruns de acordo com o interesse de cada um.
Lógico que nem todo mundo que entra em comunidades participa das mesmas. Às vezes serve apenas para "dizer" que temos interesse em tal assunto. Alguns preferem os velhos "groups" da internet por ser mais simples, mais "textual" e sem firulas. As comunidades do orkut são, de fato, uma versão mais pop dos "groups", mas nem por isso inferiores. Uma boa comunidade se faz com moderadores e membros inteligentes e ativos.
Fazia tempo que não entrava na comunidade "Contracultura" do orkut. É uma das poucas comunidades que vale apena dar uma olhada pelos tópicos. Hoje, buscando alguma novidade para este blog achei essa pérola da contracultura brasileira que nunca tinha ouvido falar: O Festival de Águas Claras, que inclusive está virando documentário.
O Festival teve 4 versões: 1975, 1981, 1983 e 1984. Imagina um festival de 3 dias numa fazenda no interior de São Paulo, com músicos e bandas como Moraes Moreira, Mutantes, Walter Franco, Jorge Mautner, Gilberto Gil, Hermeto Pascoal, dentre outros e Raul Seixas?
Pelos nomes de peso deu pra ter uma ideia da coisa. Na época o Festival foi divulgado pela mídia como uma "grande Quermese". Confiram mais fotos no blog do Festival e o vídeo abaixo.
Não conheço nenhum outro festival pós década de 90 que tenha chegado aos pés disso aí. Um festival desse porte não é só música. É contracultura. É um somatório de atitude, ideias, música, arte e política. Coisa que anda faltando por aí. Rock in Rio III, por exemplo, não teve mais nada disso. E por aí vai. Em Campos, alguns anos atrás, tivemos algo grande e que acabou: O Festival de Blues. Principalmente aquele que aconteceu em Lagoa de Cima. O SESC promove sempre algumas bandas de blues para dar uma energia às cabeças pensantes da região, mas nada perto de um evento como eram os Festivais de Blues superfaturados de antigamente. Aqui perto, na Região dos Lagos, todo ano acontece o Festival Rock Humanitário, que é um evento independente e trás bandas de todo cenário nacional. A única diferença é que é um evento de música pesada. Talvez seja mesmo hora dos blogs tomarem a frente de algumas festinhas ou shows para movimentarmos algo mesmo por aqui.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Retornando...
Ainda tenho que passar umas fotos e vídeos para o computador, dos blocos do carnaval do Rio, tecer alguns comentários e me atualizar do que anda rolando por aqui e região. Chega de samba e que venha algum show de rock 'n roll e blues por aí! Lembrando que sábado, só pra se cansar mais ainda, tem Velhas Virgens no Circo Voador com a turnê do novo disco: "Ninguém beija como as lésbicas!".
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Botafogo
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Literatura e Carnaval
O Salgueiro mais uma vez me surpreende. Nunca tive essa de ter escola de samba, como se fosse time de futebol, nem faço coro a torcidas histéricas de ambas instituições. Mas venho criando cada vez mais simpatia por esta escola. Ano passado com a composição "Tambor", já fui para a Sapucaí sabendo que o Salgueiro ganharia apenas pelo samba enredo. Lógico que o desfile faz toda a diferença na apresentação das escolas... mas o samba é o samba.
Ouvindo agora o samba enredo da escola de 2010, vejo que não perderam a mão no samba e escolheram o livro e a literatura como tema do samba enredo a ser apresentado na Sapucaí. E a bateria continua impecável e empolgante.
No site do Salgueiro, na sinopse do samba enredo, um belo texto sobre literatura e a história dos livros. E começando com uma citação de Borges:
"Dos diversos instrumentos do homem,
o mais assombroso é, sem dúvida, o livro.
Os demais são extensão do seu corpo...
mas o livro é outra coisa, o livro é uma extensão
da memória e da imaginação"
(Jorge Luís Borges)
Não sei qual a relação da escola com aquelas que fazem sambas pagos, comprados. Mas sem dúvida os dois últimos sambas foram geniais: "Tambor" e deste ano "História Sem Fim". Ver o samba, como extenção da música e da arte, conectado a literatura faz com que o samba não caia no precipício de outros estilos musicais.
"(...) Adentramos o portal da fantasia. Aqui, a imaginação é a máquina veloz que nos leva a qualquer tempo, a qualquer lugar! Vamos botar o mundo de pernas pro ar em busca da trilha dos contos fantásticos e lá encontrar a cidade dos sonhos, o país das maravilhas, o universo das fábulas inesquecíveis (...)".
"(...) Aqui começa nossa viagem pelo mundo da aventura e do suspense, com personagens e ações se sucedendo num ritmo alucinante para desvendar o intrigante enigma, encontrar o caminho para outras dimensões onde habitam monstros, bruxos e seres sobrenaturais transportados de tempos e espaços imaginários, guiados por engenhosas palavras que nos fazem prender a respiração e, num só fôlego, acompanhar todo o mistério que envolve a trama do primeiro ao último instante, conduzidos por pistas falsas, ciladas, tramas cruzadas, perigos, vilões acuados, quebra-cabeças de peças incompletas, fragmentos que aguçam a curiosidade num ritmo cada vez mais frenético, até que surge... ufa!
A reviravolta.
O desfecho.
A revelação.
'Como é que não pensei nisso antes?' A verdade estava diante dos nossos olhos...
... que avançam no tempo e leem um futuro escrito pelas tintas da incerteza (...)".
O texto na íntegra vale apena ser lido no site do Salgueiro.
Encontrei esse vídeo do ensaio técnico da escola que também merece ser visto. Pra quem nunca foi à Avenida do Samba, dá pra se ter uma leve ideia da energia do desfile, do rufar da bateria e da empolgação que são estes 50 minutos que a escola se apresenta.
Letra: Histórias Sem Fim
Sonhei... no infinito das histórias
Iluminando a memória, me encantei
Brilhou... realidade e fantasia
Como nunca imaginei
Na arte do saber um novo amanhecer
Divina criação, primeira impressão
O livro sagrado da vida
Virtude pra eternidade
A leitura estimulando
A mente da humanidade
Eu viajei nessa magia
De alma e coração
Na fonte da sabedoria
Busquei a minha inspiração
Páginas descrevendo pensamentos
Clássicos, ideais e sentimentos
Romances... adventuras
Quanta riqueza na nossa literatura
O faz de conta inocente da criança
Ficou guardado na lembrança
Mistérios... suspense... emoção
É o hábito de ler, folheando com prazer
Muito além de uma visão
Mensagens de esperança
Clareando a imaginação
Uma história de amor
Sem ponto final
"academia do samba" é salgueiro
No "livro do meu carnaval"
Para apenas ouvir o samba:
É isso. Bom Carnaval e "Salve o Mestre do Salgueiro!".
Será que a blogosfera envelheceu?
"Teriam os blogs virado coisas de tiozinho? Aparentemente, sim. Pelo menos de acordo com um estudo feito pela Pew Internet. A geração mais jovem não está mais interessada em volumes maiores de conteúdo como existem nos blogs, diz a pesquisa. Em vez disso, a comunicação entre os adolescentes tende a envolver mensagens curtas, como as atualizações de status do Facebook ou Twitter. A Pew descobriu que apenas 14% dos adolescentes de 12 a 17 anos blogam, muito abaixo dos 25% que blogavam há quatro anos. Eles também estão menos interessados em comentar nos blogs de seus amigos. Este ano somente 52% afirmaram que o fazem, sendo que em 2006 três quartos afirmaram que sim.
Redes sociais no lugar dos blogs
No novo estudo, os resultados mostram que 73% dos adolescentes conectados usam redes sociais, um grande salto em relação aos 55% que usavam em 2006. Os jovens (18-29) também preferem as redes sociais como método de comunicação. Entre este grupo, 72% confirmam que utilizam esses serviços. Enquanto isso, apenas 40% das pessoas com idade acima de 30 anos fazem o mesmo.
Mas e os blogs? Esse meio, que já foi utilizado para compartilhamento de notícias e opiniões, não é mais popular entre os adolescentes. O motivo é simples: as redes sociais dominaram. Com a capacidade de atualizar seu status em sites de redes sociais, a necessidade de se comunicar usando ferramentas que permitam de maior quantidade de conteúdo é quase inexistente. Em vez de resumir os acontecimentos do dia em um blog, por exemplo, um adolescente pode simplesmente atualizar várias vezes seu perfil durante o dia com os detalhes e também com o que está acontecendo naquele momento.
Esses envios de mensagens com pouco conteúdo, bem como as populares mensagens de texto enviadas aos amigos pelo celular, são mais fáceis de serem consumidas. Elas levam segundos para serem lidas, e não minutos. As respostas para elas também levam pouco tempo. Considerando as centenas de amigos que as pessoas tendem a acumular pela web, trata-se de uma boa economia de tempo.
Declínio dos blogs?
A popularidade das redes sociais é inquestionável e sua filosofia tem tirado o desejo dos jovens para blogar, mas o estudo da Pew não vai tão além a ponto de descobrir o motivo. Uma teoria que vale a pena ser considerada é que os adolescentes de hoje estão sobrecarregados com informações e simplesmente não têm mais tempo para ler longos posts. Eles já estão bastante ocupados com várias redes sociais, emails, mensagens instantâneas e ligações, praticamente se afogando em ferramentas de comunicação. E quando há muito a ser consumido, o que tende a ser deixado de fora são as coisas que mais tomam tempo: blogar, ler blogs e deixar comentários em outros blogs.
Em nossa análise, constatamos que o ato de blogar pode não ser um hit para os adolescentes, mas por outro lado segue crescendo e se profissionalizando, alcançando um público intermediário entre os adolescentes e os adultos. A geração Y segue firme e forte blogando e lendo blogs. E você, ainda mantém um blog ou já migrou de vez para as atualizações de status? Nos encontramos no IRC para discutir o assunto."
Fonte: aqui.terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Solo de Munir em Moby Dick
4 dias para o Carnaval
Faltam apenas 4 dias para a maior festa do samba do Brasil. Lógico que estou me referindo ao tradicional Carnaval do Rio de Janeiro e não de Farol de São Tomé, São João da Barra, Grussaí, Espírito Santo ou Bahia. Nada de trios elétricos, abadás, confusão, axé ou funk. Apenas sambas de bambas, marchinhas e blocos de rua.
A lista de blocos é imensa. Segundo os sites, mais de 400 blocos estão confirmados em todo Rio de Janeiro. Estive no Rio há duas semanas em alguns blocos, mais especificamente no bloco dos jornalistas: Imprensa que eu gamo. Ficamos na concentração durante umas 2 horas sob forte calor e só mesmo muita cerveja pra "hidratar".
A Antártica estava com forte propaganda neste bloco, com todos os isopores dos ambulantes estampando sua propaganda. Cerveja sendo vendida a R$2,00. Excelente. Além da propaganda declarada, a Antártica junto a Prefeitura do Rio, colocaram vários avisos, alguns do tamanho de outdoors, de uma campanha contra o xixi nas calçadas e ruas. É a primeira vez que vejo isso no Rio. Árvores e arbustos tinham fitas em volta pedindo para "segurar" o xixi, até o banheiro mais próximo. Os banheiros estavam super limpos e a cada 10 metros tinham alguns deles.
Ótima forma de conscientizar os foliões e não deixar aquele odor nada agradável depois para os moradores do bairro. Mas a campanha não vai apenas na mão da educação. A repressão policial pelo que li em alguns jornais ontem está marcando presença. Em um dos blocos do último fim de semana, mais de 20 pessoas foram presas urinando na rua. E tiveram que pagar fiança, algo em torno de 100 reais para saírem.
Não sei se neste bloco citado acima tinha banheiros químicos suficientes. Pra quem bebe cerveja durante todos os blocos é difícil de segurar quando vem a vontade. Com a campanha no bloco Imprensa que eu Gamo, mesmo estando apertado não tive coragem hora nenhuma de ir a algum canto urinar. Segurei todas as horas até chegar a um banheiro.
Sábado de manhã tem o maior bloco do Rio, o Bola Preta, na Cinelândia. Quero ver como a Prefeitura vai se virar com mais de 500 mil pessoas querendo urinar. Mas a campanha estava muito boa e deve continuar. Prova de que campanha bem feita, educativa, funciona.
Segue alguns blocos que vão sair nesse carnaval no Rio: Rola Preguiçosa, Vem Ni Mim Que eu Sou Facinha, Azeitona Sem Caroço, Empurra que Pega, Simpatia é Quase Amor, Que Merda é Essa?, Só o Cume Interessa, Katuca que ela Pula, dentre outros...
A programação completa por bairros pode ser encontrada aqui.
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Café Filosófico
O tema deste domingo (14/02), às 23h, será: "Mulheres em transformação e homens em crise"
"A psicanalista Maria Rita Kehl fala sobre a crise da masculinidade. Na vida pública, as mulheres ocuparam lugares que antes eram exclusivos dos homens. Esta mudança de papel transformou profundamente o relacionamento entre homens e mulheres também na vida privada. As conquistas das mulheres tiram os homens de seu lugar original e geraram o mal-estar da masculinidade. Enquanto a mulher se faz forte com as suas conquistas, o homem de hoje em dia está abalado pela contestação profunda dos valores masculinos. Para Maria Rita Kehl, o homem contemporâneo precisa se reinventar a partir dos valores femininos."
Quando vejo programações deste tipo, me questiono cada vez mais como tem gente que perde tempo vendo Big Brother e novelas.
No programa passado, antropóloga Maria Filomena Gregori, falou sobre Mulheres no sex shop
"A antropóloga Maria Filomena Gregori fala sobre a sexualidade na era pós-feminista e discute sobre o mercado erótico, antes considerado como mais uma forma de submissão das mulheres aos homens e que atualmente vem transformando a mulher em protagonista de seu erotismo, criando novas formas de relações entre as pessoas."
Malditas Traças!
Meu quartinho de livros passa amanhã por uma reforma: pintura. Tirando tudo de lá agora a noite, tive a infeliz surpresa de que meu livro "Break on through", sobre o The Doors estava todo comido por traças. A sorte é que ainda é possível de ler, apesar do dano ter sido considerável. Se alguém tiver alguma dica do que fazer para se previnir dessa praga, deixe um recado.
Este quarto fica do lado de fora da casa e é onde eu guardo todos os meus livros, CDs originais, revistas novas e antigas, material da faculdade, recortes de jornais e revistas, suplementos literários, fitas de vídeo VHS mofadas e DVDs, sendo 80%, praticamente, devidamente catalogado e organizado em ordem. Há ainda lá uma poltrona vermelha confortável e uma mesa para estudo.
Essas arrumações tem seu lado bom também, pois é quando revejo muita coisa antiga que tenho lá e não desfaço de jeito nenhum. Excelente espaço também em que já recebi amigos para uma cerveja e um bom papo, cercado de livros e ao som de uma boa música.
Coreanos assistem a Avatar em 4D
Assisit ao Avatar em 3D e gostei bastante. Agora, em 4D deve ser realmente muito bom. Já tive a oportunidade de ver um filme em 4D nos Estados Unidos há um tempo atrás. Não com todas essas características que os coreanos prometem, mas a sensação é bem real de estar no meio do filme.
"Uma rede de cinemas da Coreia torna viável que fãs de Avatar assistam ao longa em 4D.
A experiência em quatro dimensões permite que os espectadores sintam cheiro de explosões, ventos e respingos de água. Além disso, os assentos se movem de acordo com as cenas.
Segundo o Worst Previews, a rede CJ-CGV tem quatro salas de cinema em 4D e, Kim Daehee, responsável pelo marketing, declarou que a sala permite que o espectador explore os cinco sentidos.
O ingresso para filmes em quatro dimensões custa cerca de três vezes mais do que o valor do ingresso em 2D. No entanto, apesar do alto preço, a rede afirma que, frequentemente, os ingressos se esgotam.
A versão 4D de Avatar proporciona cerca de 30 efeitos diversos em 150 minutos de filme."
Fonte: UOL.
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Terminando agora
No trono de um apartamento
Com a boca escancarada
Cheia de dentes
Esperando a morte chegar..."
Concluindo agora a arrumação dos marcadores do blog. Podem ver que ficou mais enxuto e melhor para achar as coisas. Estive hoje procurando coisas antigas e não consegui encontrar. Com os marcadores fica mais fácil garimpar pelos assuntos. Qualquer dúvida, deixe um recado. Depois de algumas cervejas e ao som do velho Raulzito, trabalho finalizado.
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Lost e True Blood
Outra série que comecei a assistir ontem é True Blood. Sobre vampiros. Recomendo. Segue link aqui e resenha abaixo:
"A série mostra Sookie Stackhouse, uma garçonete da Louisianna, que pode ler os pensamentos das pessoas. Sua vida vira de ponta-cabeça quanto ela conhece o vampiro Bill, que aparece no seu trabalho, o Bar Marlotte, dois anos depois dos vampiros "saírem do caixão" em rede nacional de televisão. Graças especialmente à criação por pesquisadores japoneses de um sangue sintético chamado "True Blood" (que dá nome à série) os vampiros agora, com sua existência revelada ao mundo, lutam por direitos civis e o reconhecimento da sociedade, enfrentando seus medos e preconceitos. Baseada na série de livros "The Southern Vampire Mysteries" ou "Sookie Stackhouse Series", de Charlaine Harris. O primeiro livro, "Dead Until Dark" (2001), inspirou a primeira temporada da série."
B.B. King e Johnny Winter no Brasil
Agenda de B.B. King:
16/03 - Vivo Rio (RJ)
19/03 - Via Funchal (SP)
20/03 - Via Funchal (SP)
22/03 - Centro de Convenções Ullisses (DF)
Agenda de Johnny Winter:
22/05 - Via Funchal (SP)
Velhas Virgens no Rio
Puta que pariu!!!!! Esse é o show do ano!!!!
A monstruosa Velhas Virgens vai estar no Rio de Janeiro no final do mês fazendo um puta show no Circo Voador. Imperdível, óbvio. Vi a Velhas em São Paulo 9 anos atrás, num barzinho pequeno, menor que era o Bicho André, tocando numa segunda-feira de madrugada com mais 4 bandas e o bar lotado. O bar era o Café Aurora. Desde então nunca mais consegui ir a um show. Até porque eles NUNCA tocam no Rio. Sempre São Paulo e outros estados.
Inclusive, tempos atrás tive a insanidade de enviar um e-mail para a banda perguntando quanto era o cachê: R$ 8.000,00 + despesas de hotel e ônibus. Mole se a prefeitura trouxesse, não é? Mas a política cultural aqui é a que promove o tiroteio no Farol (pagode e derivados). Não que o pagode promova violência por si só, mas aqueles que gostam de uma confusão estão sempre nesses tipos de show. Just that.
Equiparo a Velhas Virgens, junto com o Matanza, Garotos Podres e RDP como as quatro maiores bandas de rock 'n roll do cenário nacional hoje. O Matanza e a Velhas pela originalidade e criatividade e o RDP e Garotos pela tradição do velho e sujo Punk Rock.
Dia 27 de Fevereiro de 2010
Circo Voador, Rio de Janeiro.
Ingresso antecipado: R$ 20,00 + 1kg de alimento.
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Metallica na Globo
Rede Blog de Cultura Crescendo
Mais um blog para compor o que chamo humildemente de Rede Blog de Cultura de Campos dos Goytacazes-RJ. A Rede Blog de Campos, de forma geral, já provoca bastante barulho entre os jornais locais e aqueles que buscam outras informações extras pela web. Vide o caso há pouco tempo do Roberto Moraes sendo proibido (leia-se censurado) por um jornal local a mencionar seu nome.
Comandada pelo urgentista Vitor Menezes, a Rede Blog de Campos cria um tema único todo mês, eleito pelos blogs que compõe a rede, para tecer comentários sobre determinado tema.
O mais novo blog, com viés cultural a sair do forno, é o Azeredos e Furtados, com declarada referência ao escritor José Cândido de Carvalho. Que outros blogs apareçam, e assim, a cultura, algo muito pouco valorizado por estas terras, possa ser alvo de nossos comentários e contribuições.
Com um pólo universitário que temos, é triste ver a limitação dos eventos e festas restritas a funk, forró e axé. Nesse caso, não podemos apenas culpar os campitas, porque temos universitários de várias cidades e estados por aqui.
Blogs que valorizam e divulgam a boa música, eventos legais, arte, teatro e cultura de forma geral contribuem na circulação da informação e no maior acesso a outras pessoas que também não se vêem inseridas nesse meio de axé, funk, forró, micaretas e outras farofadas.