terça-feira, 20 de abril de 2010

A Morte de Peter Steele


Não tive tempo de postar semana passada, mas fica aqui o registro da morte (14 de abril de 2010) de Peter Steele (baixista e vocalista) da banda Type O Negative. De fato, uma perda irreparável. Bloody Kisses (álbum de 1993) fez parte de alguns anos de minha adolescência e continua sendo o que há de melhor no gothic metal, assim como October Rust (1996). Na verdade é difícil enquadrar o Type O Negative num estilo, mas pense em algo com teclados, vocais graves, baixo pesado e teremos algo com a atmosfera musical obscura da banda. Ótimo som para os dias nublados e talvez fatal para os depressivos.

No popular, pelo menos aqui em Campos, muitos falavam Tapióca Negativa. A tradução talvez fosse Tipo de Negatividade pelo "O" abreviado na forma contracta (O' = Of). Porém, algumas semanas atrás assistindo a excelente série sobre vampiros True Blood, onde os vampiros discutiam uma certa preferência pelos tipos de sangue ouvi algo como: Eu prefiro o tipo o negativo (I prefer Type O Negative). E de fato o visual sombrio, gótico, e as roupas como "sobretudos", eram marca registrada da banda, assim como de alguns dos vampiros que frequentam determinados bares do True Blood.

A afinidade com o Type O Negative também se deve a afinidade aos escritores malditos como Baudelaire, Rimbaud, Verlaine e Álvares de Azevedo, que beberam na fonte do ultra romantismo ou mal do século ou que fizeram parte dela. Temas como a morte, egocentrismo, melancolia, culto da noite, inverno, boemia, vícios fazem parte tanto dos escritos como das músicas desta excelente banda.

Alguns trechos do disco Bloody Kisses:

Música: Bloody Kisses (A death in the family)

Há pouco tempo mas distante
O dia de um inverno chuvoso
Toda a dor que ela manteve guardada
Já não pode mais esconder
Nenhum grito de socorro
Ela matou a si própria
Tanto a vida quanto o amor
Não puderam ser salvos
Ela os levou para a sepultura

Música: Summer Breeze *

Vejo as cortinas suspensas na janela
Ao anoitecer de uma noite de sexta-feira
Uma pequena luz brilhando através da janela
Me faz saber que está tudo certo

Música: Too Late: Frozen

Os ventos frios do inverno
Que esfriam meu coração com granizo & neve
Não do Norte, venha para esta morada glacial
Mas do seu limbo de dimensão criogênica
Eu estou congelando
Eu estou congelado
É tarde demais

Vídeo de Love You to Death e Christian Woman (infelizmente a Road Runner bloqueou a incorporação do video em blogs e outros sites. Tem que assistir direto lá no YouTube)

* Summer Breeze é uma regravação da original de 1972 do grupo Seals and Crofts. Dentre outras regravações do Type O Negative, não podemos esquecer da regravação e releitura para o Tributo ao Black Sabbath, da música Black Sabbath. Uma releitura impressionante de arrepiar. Mesmo os não muito chegados ao som gótico ou metal, deveriam obrigatoriamente, tirar 3 minutos de suas vidas, apenas para conferir o que estou falando.

Para fechar, indico o blog de um campista, Thiago Kerzer, da banda Endorama, Minhas Flores do Mal, com poesias na mesma linha dos grandes escritores supracitados.

Para escutar a versão assombrosa da música Black Sabbath, da banda de mesmo nome:



Peter Steele, RIP.

Um comentário:

márcio de aquino disse...

Soube pela internet sobre a morte de Peter Steele. Não sou um grande conhecedor do Type O' Negative, mas sei que o som deles é de peso. Acho que eles tiveram no Brasil, num dos antigos shows Monsters of Rock em São Paulo. O pouco da banda que conheço foi através de uma fita k-7 que uma antiga namorada tinha.