quinta-feira, 25 de março de 2010

Lost


A série Lost é de fato o divisor de águas da televisão dos últimos tempos. Ou de todos os tempos? Ou não seria bem da televisão, mas da internet? Tenho acompanhado os últimos episódios semanalmente, assim que são traduzidas as legendas e postas para download religiosamente na madrugada das quartas-feiras. A cada episódio mais mistérios são esclarecidos, e ontem, após assistir ao episódio nº 9, me lembrei de algumas coisas que tinha lido numa revista da Super Interessante que comprei antes do carnaval. A revista tinha o título "O fim de Lost" e várias chamadas sobre os mistérios da ilha, dentre outras coisas, assim como uma matéria sobre o impacto de Lost na Televisão. O antes e depois. O artigo lança luz sobre os focos de discussão acerca da série, como grupos de discussão online, sites para downloads, comunidades no orkut, blogs, podcasts, etc.

E de fato existe uma rede enorme em volta da série. O que mais me deixou surpreso foi saber que alguns palpites da revistas, baseados em experts de Lost através de blogs e podcasts, estavam certos! Como se essas pessoas tivessem tido acesso aos diretores e estes tivessem contado a eles alguns segredinhos da ilha. Óbvio que isso seria dar um tiro no próprio pé. Lembro também, quando as pessoas começaram a acompanhar pela Globo os primeiros episódios de Lost, que a novidade da série era sempre tema de conversas e discussões sobre o que era a ilha e quem eram os Outros, os Hostis, ou como podiam ter ursos polares numa ilha tropical? Fumaça negra? etc.

A possibilidade dos diretores acompanharem os fóruns de discussão na internet também não é nula, para proporem saídas que devem ou deveríam ser explicadas da própria série, este bicho de sete cabeças que se tornou Lost. Isso demonstra que essa interatividade entre diretores e fãs da série é facilmente encurtada pelas ferramentas da internet. E de fato, um jeito totalmente novo de criar e produzir entretenimento.

A revista, lançada em fevereiro, também esclarece outro fato interessante. A Equipe Psicopatas. Isso mesmo, eles que são responsáveis pelas melhores legendas de Lost na internet. A revista entrevistou a "Tata", a responsável pela equipe. Uma bióloga de 35 anos que mora no Rio de Janeiro e coordena uma equipe de 15 tradutores voluntários. Eles traduzem a legenda em menos de 4 horas. A equipe se reveza de acordo com os trabalhos, precisam ter boa conexão com a internet e inglês perfeito. A cada episódio, eles se revezam em grupos de 5 pessoas, cada um com uma função específica pré-determinada 1 semana antes do episódio ir ao ar nos EUA, como legendar, revisar e sincronizar as legendas. Quando o episódio sai nos EUA, um brasileiro grava a série na função "closed caption" e envia o arquivo de texto ao Brasil. Por MSN, a equipe adentra a madrugada traduzindo o texto, revisa, arruma as legendas e distribui na internet. Como faço download via torrent, é possível ver em questão de segundos a quantidade de pessoas baixando o mesmo arquivo na hora. Os números ultrapassam os 10 mil facilmente. Agora é aguardar até semana que vem para ver o episódio #10.

3 comentários:

Unknown disse...

Tô quase surtando só de pensar em esperar até quarta...

Unknown disse...

Imagina pensar que está acabando e, mesmo que o ep. 09 tenha esclarecido muita coisa, falta muito pro queixo voltar pro lugar!! rsrs

agitadorcultural disse...

kkkkkkkk
é isso aí!