segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Rock Humanitário 2009


Praticamente 15 horas de música pesada. Arraial do Cabo sediou o IV Rock Humanitário, que este ano deveria ter sido em São Pedro da Aldeia, mas por motivos de força maior não pode ser realizado lá. A Prefeitura de São Pedro retirou o patrocínio do evento em cima da hora e automaticamente o evento teve que ser cancelado. O evento este ano aconteceu num lugar bem menor do que no ano passado, em Cabo Frio. Os shows começaram por volta das 14h com sol bem quente e foram até as 3h da manhã. Haviam 2 palcos, para as bandas convidadas e o palco principal, sendo os shows intercalados. De fato o palco das bandas convidadas poderia ter um equipamente de som melhor. Para os destaques das bandas desse palco cito duas: Anopsy (death-metal) de Duque de Caxias e Helgrid (heavy-metal) de Cabo Frio. As duas bandas com excelentes vocais e bons músicos.


Anopsy

A banda Resíduos de Campos dos Goytacazes-RJ

No palco principal o destaque do festival foi a mineira Tuatha de Dannan de folk metal. Com uma sonoridade e estilo que se destacaram de todas as outras bandas do festival. Violões, flautas, violino, teclado, guitarras, baixo, bateria e vocais de peso e suaves criaram todo um clima de música celta e heavy-metal. De acordo com o site do Rock Humanitário, era a banda mais esperada do festival, segundo a enquete.



Outra banda que também surpreendeu foi a carioca Prophecy de trash-metal com influências marcantes de Exodus, Metallica antigo e Testament.


Prophecy

A banda brasiliense DFC empolgou bastante e galera. Já a Baranga fez um show meio frio e forçado. Começou xingando o público e depois elogiando, dizendo que era muita adrenalina tocar em Arraial. Fraco demais de palco e das músicas também.


Garotos Podres

Garotos Podres foi a ante-penúltima banda da noite. Isso mesmo, tocou antes do Tuatha de Danann. O destaque do show foi a música A Internacional. Mas o show foi fraco, apesar de ser a lendária banda do movimento punk de São Paulo, com estilo único. O vocalista Mau parecia estar meio chapado e um pouco desanimado. O público parecia também não conhecer muito o Garotos Podres. Porém, o organizador e idealizador Xicão, fez questão de lembrar antes da banda subir ao palco que este seria um show histórico para o interior do Rio de Janeiro, pois era a primeira vez que a banda tocava no interior. Dentre outras músicas a banda tocou: Anarquia Oi!, Papai Noel Filho da Puta, Johnny e Aos Fuzilados da CSN.


Korzus

Após o show da Tuatha de Danann ninguém mais aguentava ficar em pé. Já eram mais de 2:30 da manhã quando os roadies começaram a preparar o palco para o Korzus. O show foi destruidor, se é que não existe uma palavra melhor para descrever a sonoridade da banda e a presença de palco do vocalista. Como se tivesse total controle sobre o público o vocalista ao subir ao palco disse algo assim: Eu estou vendo um monte de cadáveres deitados no chão. Quero que todos levantem agora e venham para perto do palco ouvir o melhor do trash-metal!. E assim, como zumbis, todos caminharam para frente do palco formando um enorme aglomerado. A roda foi matadora com a coordenação do vocalista.


Korzus

Que venha o próximo Rock Humanitário em 2010! Diz-se por aí que a banda Velhas Virgens está cotada para o evento do ano que vem junto com Matanza, Celso Blues Boy e outros.

Nenhum comentário: