sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Garotos Podres amanhã!


Contagem regressiva para o show do Garotos Podres amanhã em Arraial do Cabo no Rock Humanitário. A banda foi uma das primeiras de Punk Rock no país e nacionalmente é a única banda que eu mais queria ver nos últimos 15 anos. Comecei a ouvir Garotos Podres por volta de 1994/1995. Na época tinha uma banda - que não consigo mesmo me lembrar do nome -, de uns amigos, que se apresentou algumas vezes na Federal (IFF hoje) e eles tocavam alguns covers da banda Garotos Podres. Lembro que um dos covers era Johnny (Eu conheci Johnny, Johnny o desordeiro, ele anarquizava o mundo inteiro...) e Verme.

Ouvir a banda durante boa parte de minha adolescência me fez enxergar muitas coisas de modo diferente. Principalmente pelas letras políticas. Naquela época a febre do Axé tomava conta das rádios e os outros estilos em alta eram o pagode e o funk. Todos os meus amigos do Liceu ouviam essas porcarias e eu ouvia do início ao fim minha fitinha k7 do Garotos Podres e Ratos de Porão no walkman, e quando terminava rebobinava-a na caneta para economizar pilha.

Segue um vídeo de uma das minhas preferidas: "Aos Fuzilados da CSN":



Aos que habitam
Cortiços e favelas
e mesmo que acordados
pelas sirenes das fábricas
não deixam de sonhar
de ter esperanças
pois o futuro
vos pertence
Pois o futuro vos pertence! (coro)
Pois o futuro vos pertence! (coro)
Aos que carregam rosas
Sem temer machucar as mãos
pois seu sangue não é azul
nem verde do Dólar
mas vermelho
da fúria amordaçada
de um grito de liberdade
preso na garganta
Fuzilados da CSN
assassinados no campo
torturados no DEOPS
espancados na greve
A cada passo desta marcha
Camponeses e operários
tombam homens fuzilados
Mas por mais rosas que os poderosos matem
nunca conseguirão deter
a Primavera!
Pois o futuro vos pertence! (coro)
Pois o futuro vos pertence! (coro)


É isso. Tentarei trazer fotos e vídeos do show para postar aqui. Espero também que Carecas e Skins não apareçam por lá.

Nenhum comentário: