segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Clima


Como é bom um dia cinza. Estava lendo Nietzsche agora, extamente suas divagações do porque é tão inteligente (!!), em "Ecce Homo" e suas preferências climáticas e nutricionais. E de seu total decontentamento em relação a cultura alemã, suas críticas a literatura e a filosofia, mais precisamente. E também de sua total dedicação a tarefa de pensar. Se declara antivegetariano e não gosta de álcool, porque um gole sequer coloca-o em completo mau humor, apenas água basta! Alguém consegue imaginar Nietzsche de mau humor?

Quanto a nutrição pra mim funciona de outra maneira. Não porque sou vegetariano, mas sempre as carnes me pasavam muito, antes de ser vegetariano. Sempre associei o fato de comer demais com o não pensar, a preguiça, a moleza, ao sono. Minha teoria que os filósofos são magros é porque quem come pouco pensa mais. Carne, muito feijão, batata, massas, refrigerantes não contribuem com o pensar.

Até porque a atividade de pensar e estudar é uma tarefa que exige dedicação, renúncias e um processo alquímico de domar a libido e transformá-la em ouro, chamado sublimação. Um processo nada fácil, que quando encontrado deve-se agarrá-lo com unhas e dentes, e não soltar jamais.

O clima é outro fator que influencia demais o meu relógio literário. Dias quentes, com muito sol e calor, me tiram a paciência para pensar, ler e escrever. Calor é sinônimo de verão, que lembra mar, sol e não fazer mais nada. Como me alegra um dia cinza e chuvoso! Enquanto a maioria das pessoas parecem reclamar e ficarem "tristes", é quando me disperta meu interesse pelas letras, filmes, artes. Até trabalhar é melhor.

Outro ponto que combina com o dia frio é o vinho que Nietzsche não aprecia. É a única época em que é possível degustar uma boa garrafa de vinho tinto. Pelo menos pra quem mora por aqui e não tem ar condicionado. O vinho aguça as ideias e tem quê de poesia e erotismo, como Rimbaud nos diz: "O poeta faz-se vidente através de um longo, imenso e sensato desregramento de todos os sentidos".

Enfim, comidas leves, um pouco de vinho, um dia cinza e frio faz-se uma perfeita soma de fatores que contribuem nos estudos e na literatura. Que venham dias mais frios e cinzentos.

Nenhum comentário: