domingo, 16 de agosto de 2009

A Carne é fraca


Acabei de assistir pela segunda vez o documentário "A Carne é Fraca", do Instituto Nina Rosa, que mostra a realidade dos abatedouros e os efeitos do consumo de carne no meio ambiente.

Os argumentos são interessantes e a lógica da escravidão dos animais, vistos como produtos e não vidas, é exposta de maneira bem crua. A produção em série, a crueldade, a matança em torno de uma cultura em que devemos comer carne com algo natural, é interessante de ser analisada.

Não quero colocar também que não comer carne seja o certo. Acho que a discussão não deve nem caminhar por aí ou tomar forma como uma coisa fanática, como muitos a vêem. Mas trata-se de tomar partido, se posicionar frente a uma questão em que você não é obrigado a seguir o que todo mundo faz.

Outras fontes de proteína e ferro são possíveis sem derramar sangue de nenhum animal. A variedade de comidas vegetarianas também é muito grande. Difícil é mesmo largar o hábito de comer carne, olhar em volta e ver que a sociedade toda come carne, menos você e mais alguns.

Deveria ter mais opções em restaurantes e lanchonetes para os vegetarianos. Nas festas, nos casamentos, etc. Esses argumentos sem assistir ao documentário há 3 meses atrás não surtiriam nenhum efeito em mim. Ver a realidade faz toda a diferença, assusta, incomoda. Vejo este filme como uma importante ferramenta a ser divulgada em escolas, grupos, cinemas, etc.

Para assistir no youtube, clique aqui.

Para download, clique aqui.

Nenhum comentário: