sábado, 21 de março de 2009

"Liceísta, com muito orgulho!"

Lendo agora de manhã uma matéria sobre o protesto que foi realizado ontem em frente ao Liceu de Humanidades de Campos, pelos estudantes do Liceu, contra os novos uniformes que a Secretaria de Educação entregou aos alunos, me fez relembrar quanto era lamentável estudar no Liceu. Tudo bem que ninguém deveria nunca aceitar usar um uniforme, mas protestar dizendo que o aluno do Liceu não pode se igualar às outras escolas com o mesmo uniforme? Hilário. Tudo bem que o novo uniforme deve ser de péssimo gosto, com design pior ainda (ainda não vi qual é o uniforme), mas... Aonde eles pensam que estudam? Harvard??
O Liceu sempre teve um autoritarismo ridículo quanto aos uniformes, sempre desrespeitou os alunos, é uma escola fraca assim como todas as públicas... orgulho de quê??

4 comentários:

jeremias disse...

Temos a média 54. enquanto o batista e o eucaristico 56
e as demais publicas em torno de 40?
ORGULHO DE TER UM LINDO COLÉGIO,DE TERMOS OS MELHORES PROFESSORES DE CAMPOS(muitos dão aula em faculdades particulares,cefet,uenf)...
LICEU,MINHA ESCOLA,MEU AMOR.

agitadorcultural disse...

Então o Liceu é bom porque tem média 54? Então a Estácio deve ser boa também, porque tem nota acima da média...
Que o Liceu age de uma forma infantilizada com seus estudantes e com a comunidade é fato. Há mais de 10 anos o Liceu tinha "fama" de ser uma ótima escola e eu estudava lá e sabia que não era nada disso. Há uns 5 anos voltei lá para estudar francês e as coisas continuavam da mesma forma.

márcio de aquino disse...

Fui liceísta, e na minha época também tive motivos de me revoltar contra a direção. Na ocasião fiz parte de um grupo que lutava contra algumas retrições de liberdade que a direção da época nos impôs. Mas nunca me revoltei contra a instituição Liceu.Quando li no jornal a matéria da manifestação por conta do uniforme, me lembrei um pouco de minha época. O uniforme do Liceu sempre foi diferenciado, é uma coisa secular. Até poucos anos atrás ainda tinha guardado o último uniforme que usei, no ano em que saí. Se fosse aluno, também não gostaria de usar um uniforme padronizado.

Unknown disse...

Esta questão é bem mais profunda do que aparenta. O que está por trás de toda esta imposição no uso do uniforme são as relações de poder que se estabeleceram há muitos anos nesta escola e que ainda encontram-se instituídas.
O uso obrigatório do uniforme é justificado pela direção como uma questão de segurança, mas não se pode ignorar o instrumento de despersonificação e assujeitamento que o uniforme representa, mascarado pelo orgulho do uniforme liceísta. Meio muito conhecido pelas instituições totais e regimes facistas.