terça-feira, 24 de março de 2009

Atendendo ao Fanatismo Indeciso

O lance é postar a partir da 5º linha de qualquer página do livro que estiver lendo:

Esse largar de mão é correlato essencial da passagem ao ato. Resta ainda precisar de que lado ele é visto. Ele é visto justamente do lado do sujeito. Se vocês quiserem referir-se à fórmula da fantasia, a passagem ao ato está do lado do sujeito na medida em que este aparece apagado ao máximo pela barra. O momento da passagem ao ato é o do embaraço maior do sujeito, com o acréscimo comportamental da emoção como distúrbio do movimento. É então que, do lugar em que se encontra - ou seja, do lugar da cena em que, como sujeito fundamantalmente historizado, só ele pode manter-se em seu status de sujeito -, ele se precipita e despenca fora de cena.

Este trecho do Seminário 10 de Lacan está no capítulo sobre a Passagem ao Ato e o Acting Out. Lacan aponta a fórmula da fantasia ($ <> a), leia-se "S barrado, punção de a", como forma de visualizar a queda do Sujeito. O $ (S barrado), significa a estrutura do Sujeito -, que é barrado, dividido, castrado - e sua relação com o objeto a - objeto causa de desejo e objeto da falta, resto. Lacan anteriormente desnvolve alguns esquemas, como o quadro da Angústia, para demonstrar esse percurso da Passagem ao Ato, seguido de Inibição, Impedimento (sintoma) e Embaraço (Angústia), estágio máximo para a Passagem ao Ato. É importante lembrar que a Passagem ao Ato não se situa apenas no nível negativo, como no suicídio, mas algumas vezes como forma do Sujeito romper alguma barreira que precisa ser rompida. Fazer significar.

Aos interessados: LACAN, J. O Seminário, livro 10: a angústia. Jorge Zahar.

Passo a bola agora para Márcio de Aquino e Pablo Saraiva.

Um comentário:

márcio de aquino disse...

- Cansada? - perguntou Burlap, quando quando ela se deteve para mudar de mão pela terceira vez. abriu os olhos para olhar a amiga. Beatrice sacudiu a cabeça. - Eu te dou tanto incômodo como um bebê doente...
Contraponto (Aldous Huxley)
Na verdade eu não estou lendo esse livro, mas foi o último que li (terminei semana passada).