domingo, 5 de abril de 2009

Usuários, engajamento e mídia

Interessante a matéria sobre o consumo de drogas na região e a opinião do delegado da Polícia Federal sobre o assunto, na edição de hoje (05/04/2009) do jornal O Diário. Nem sempre esta é a opinião ventilada nos meios de comunicação ultimamente e enfiada "goela abaixo" para a população, que muitas vezes repete asneiras sem pensar no que diz.

Quando o assunto é tráfico de drogas, todos tem a mesma opinião que o responsável é o usuário que mantém todo o esquema, e esquece-se de tudo mais envolvido nesse sistema. Esquece-se as questões sociais, psicológicas, culturais, políticas e econômicas e reduz-se tudo a "sem vergonhice" do usuário. Aliás, tudo ultimamente exime a responsabilidade do Estado. Nós que pagamos pela nossa educação, saúde, pelos pedágios nas rodovias e a culpa da violência que cresce dia após dia em Campos é dos usuários de drogas.

Acho importante os meios de comunicação, e por que não, agora, os blogs (que já disputam em pé de igualdade com os jornais da cidade), "abrirem o microfone" para outras opiniões.
Valorizo muito a opinião de pessoas capacitadas, com estudo em áreas específicas, para explicar um pouco o que acontece. Evidentemente nem sempre é isso o que acontece. Tanto pela falta, aí também no sentido de omissão, dos profissionais e intelectuais no assunto, quanto pela falta de espaço e interesse em abrir o debate em determinados meios de comunicação, afinal vivemos num regime mercadológico, onde pesa-se "o que vende mais".

Li agora pouco uma entrevista com o Professor Deneval Siqueira de Azevedo Filho (aqui e aqui), na Folha da Manhã, falando sobre cultura e a relação desta com a política atual do município. Acho importante esse debate, principalmente com pessoas envolvidas no assunto e que trabalham na área. Independente da posição política dele, que confesso desconhecer.

Na verdade, acho importantíssimo a participação da universidade e de pesquisadores, em questões sobre política, cultura, saúde, economia, etc. Afinal, estes pesquisadores possuem bolsas de estudo do governo e deveriam se engajar muito mais ativamente nesse sentido. Rebater opiniões engessadas, que são massificadas todos os dias na mídia nem sempre é fácil, e muitas vezes o louco acaba sendo você, que discorda da maioria.

Nenhum comentário: