terça-feira, 28 de abril de 2009

Augusto dos Anjos


"Escarrar de um abismo noutro abismo,
mandando ao céu o fumo de um cigarro,
Há mais filosofia neste escarro
do que em toda a moral do cristianismo!"

terça-feira, 14 de abril de 2009

Tim Maia

Especial sobre Tim Maia que passou no canal Record News. Hoje passou um documentário sobre a Ditadura Militar, mas ainda não está na internet:

Downloads da semana

Baixando:

DISCOGRAFIAS:

* Ramones (1976-2006, incluindo trabalhos solos)
* Sex Pistols
* Behemoth (uma banda de Black Metal, que segundo o letrista e compositor, Donida, da excelente Matanza, exerce forte influência nele e na sua outra banda de Black Metal Enterro. Ainda não ouvi essa banda, Enterro, porque não consegui achar os mp3. Queria escrever algo sobre o Matanza, mas ainda não sei o que exatamente. O Matanza é "literatura musical"? Alguém saberia definir o que é aquilo??? A questão é que você parece sempre estar vendo o filme da música passando, o clima de velho oeste, tiros, brigas, mesas de poker, garrafas de whiskey, etc. Não é a toa que o Donida está escrevendo Quadrinhos, desenhados por ele mesmo, das músicas da banda).

FILMES:

* Entre os muros da escola
* Beatles Anthology (5 DVDs)

domingo, 5 de abril de 2009

Catalogando agora os jornais...

Catalogando agora, nesse domingo de sol, recortes de jornais de 1995-1998 (Dossiê do fechamento do Circo Voador, Prisão do Planet Hemp, Último show do Sepultura com Max Cavalera ainda nos vocais, Hollywood Rock 96, 30 anos de Maio de 68, etc.).

Usuários, engajamento e mídia

Interessante a matéria sobre o consumo de drogas na região e a opinião do delegado da Polícia Federal sobre o assunto, na edição de hoje (05/04/2009) do jornal O Diário. Nem sempre esta é a opinião ventilada nos meios de comunicação ultimamente e enfiada "goela abaixo" para a população, que muitas vezes repete asneiras sem pensar no que diz.

Quando o assunto é tráfico de drogas, todos tem a mesma opinião que o responsável é o usuário que mantém todo o esquema, e esquece-se de tudo mais envolvido nesse sistema. Esquece-se as questões sociais, psicológicas, culturais, políticas e econômicas e reduz-se tudo a "sem vergonhice" do usuário. Aliás, tudo ultimamente exime a responsabilidade do Estado. Nós que pagamos pela nossa educação, saúde, pelos pedágios nas rodovias e a culpa da violência que cresce dia após dia em Campos é dos usuários de drogas.

Acho importante os meios de comunicação, e por que não, agora, os blogs (que já disputam em pé de igualdade com os jornais da cidade), "abrirem o microfone" para outras opiniões.
Valorizo muito a opinião de pessoas capacitadas, com estudo em áreas específicas, para explicar um pouco o que acontece. Evidentemente nem sempre é isso o que acontece. Tanto pela falta, aí também no sentido de omissão, dos profissionais e intelectuais no assunto, quanto pela falta de espaço e interesse em abrir o debate em determinados meios de comunicação, afinal vivemos num regime mercadológico, onde pesa-se "o que vende mais".

Li agora pouco uma entrevista com o Professor Deneval Siqueira de Azevedo Filho (aqui e aqui), na Folha da Manhã, falando sobre cultura e a relação desta com a política atual do município. Acho importante esse debate, principalmente com pessoas envolvidas no assunto e que trabalham na área. Independente da posição política dele, que confesso desconhecer.

Na verdade, acho importantíssimo a participação da universidade e de pesquisadores, em questões sobre política, cultura, saúde, economia, etc. Afinal, estes pesquisadores possuem bolsas de estudo do governo e deveriam se engajar muito mais ativamente nesse sentido. Rebater opiniões engessadas, que são massificadas todos os dias na mídia nem sempre é fácil, e muitas vezes o louco acaba sendo você, que discorda da maioria.

sábado, 4 de abril de 2009

Downloads da semana

Baixando:

* Discografia do Garotos Podres (1985-2003),
* Discografia do Type 'o Negative (1991-2007),
* Filme: "O escafrandro e a borboleta"
* Filme: "Super High Me"

Baixados:

* Episódio 11 da 5º temporada de LOST,
* Discografia do Motörhead (1977-2004),
* Discografia do Brujeira (1993-2002)
* Discografia de Eric Clapton (43 CDs! de 1965-2005)
* Vídeo do Brujeria ao vivo em Roma (2007)
* Discografia do Dire Straits e Mark Knopfler (1978-2005)